Conferência Livre das Universidade, dia 17.10

DATA DA CONFERÊNCIA LIVRE DAS UNIVERSIDADES: 17.10.2009


PROGRAMAÇÃO


8h às 8h30 Credenciamento

8h30 às 9h Abertura e apresentação da CONFECOM


9h às 12h – Eixos temáticos

9h às 9h30 Eixo temático 1: Produção de conteúdo
Palestrantes:
Leila Dias e Aluísio Cavalcante (Projeto Telinha de Cinema).
Rogério Silva (TV Anhaguera)

9h30 às 10h Eixo temático 2: Meios de Distribuição
Palestrantes:
Cassiano Simôes (UNITINS)
Rodrigo Silva (Unitins)
Wagner Quintanilha (Rede Sat)

10h às 10h30 Eixo temático 3: Comunicação e Cidadania
Palestrantes:
Luara Silva(Facul. Objetivo)
Gilson Pôrto Jr (UNITINS)

11h30 às 12h Orientação sobre os Grupos de Trabalho (GTs)

14h às 17h - GTs dos Eixos Temáticos


17h – Plenária

Relatores GTs (Apresentação + intervenção).
Posted on 15:18 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , , | 0 Comments »

Erundina fala sobre CONFECOM

A deputada Erundina é membro da Comissão Nacional organizadora da Conferência Nacional de Comunicação. Ela explica como a conferência foi organizada e um pouco da história da CONFECOM.
Vale a pena assistir.
Posted on 10:18 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , , | 0 Comments »

Paulo Henrique Amorim fala sobre comunicação

Em agosto último, dentro dos preparativos que antecedem a Conferência Nacional de Comunicação, o Portal Vermelho realizou uma entrevista com Paulo Henrique Amorim sobre a comuniocação brasileira.
Amorim destacou as dificuldades e vicissitudes inerentes ao que chamou de "oligarquias da comunicação". Confira a apresnetação compelta a seguir:

Parte 1


Parte 2
Posted on 10:13 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , , , | 0 Comments »

Reuniões da Comissão Organizadora da Conferência Livre das Universidades

Durante o mês de setembro, os representantes das Universidades formadoras reuniram-se para discutir diversos aspectos da Conferência Livre das Universidades, em preparação para a Conferência Nacional de Comunicação, que ocorrerá durante o mês de novembro, em Brasília, DF.
A Comissão oorganizadora da Conferência Livre é composta pelos seguintes integrantes:

Instituições participantes:
Unitins - Contato: Gilson / Cassiano / Rodrigo
Unirg - Contato:Alessandra
Objetivo - Contato:Luara
Ulbra - Contato:Irenides / Cássia
SINDIJOR - Contato:Élcio
UFT - Contato: Sueli
Jornal Mulher: Ana Bitencourt

A convidar:
ITPAC – Araguaína/Porto Nacional


Site oficial do evento nacional: http://proconferencia.org.br/a-conferencia/ 


CONFECOM - CONFERENCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO           


DATA DA CONFERÊNCIA DAS UNIVERSIDADES: 17.10.2009


PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA:


8h às 8h30  Credenciamento

8h30 às 9h Abertura e apresentação da CONFECOM


9h às 12h – Eixos temáticos

9h às 9h30 Eixo temático 1:  Produção

9h30 às 10h Eixo temático 2: Meios de Distribuição

10h às 10h30 Eixo temático 3: Comunicação e Cidadania

11h30 às 12h Orientação  sobre os Grupos de Trabalho (GTs)

14h às 17h - GTs  dos Eixos Temáticos


17h – Plenária 

Relatores GTs (Apresentação + intervenção).
Posted on 06:52 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , , | 0 Comments »

Divulgue

O que a Conferência de Comunicação tem a ver com você? Quando assistimos televisão ou ouvimos o rádio não sabemos que qualquer canal só pode veicular determinado conteúdo porque tem uma concessão pública. Mas o que significa ser uma concessão pública? Significa que os canais de televisão e rádio pertencem ao povo brasileiro e que para que uma empresa queira explorá-lo comercialmente precisa de autorização do estado, que é quem toma conta dos bens coletivos do povo. Em outras concessões públicas, como transporte coletivo, por exemplo, todo o serviço prestado é voltado ao interesse do cidadão e quando ele não funciona todo mundo pode reclamar para que o serviço mude! No caso das TVs comerciais, como Globo, SBT, Record, Band e Rede TV , que de acordo com a lei deveriam veicular principalmente conteúdos educativos, culturais, artísticos e informativos, isso simplesmente não acontece! Eles fazem o que querem com a programação televisiva e o cidadão não tem a chance nem de avaliar, nem de reclamar para que as coisas mudem. Além disso, há uma śerie de irregularidades cometidas por esses canais, que muitas vezes violam direitos humanos e a própria lei que regulamenta seu funcionamento. A Conferência traz a chance da sociedade dizer como devem funcionar essas concessões públicas.

Outra questão importante: você tem internet em casa? Na escola? No Telecentro? Num mundo em que cada dia mais a informação é parte fundamental da vida, a internet torna-se um recurso de primeira necessidade. Ter acesso à informação e se comunicar são direitos do cidadão. É dever do Estado garantir que todo mundo possa acessar e produzir conteúdos para se informar e se comunicar. Como garantir esse acesso? Como garantir condições para que os cidadãos possam distribuir os conteúdos que produzem? Esses também são debates que passam pela Conferência.

O futuro também já chegou. É celular que toca música, é computador que passa filme, é televisão que vai virar computador. Nesse encontro de tecnologias, que chamamos de convergência, ninguém sabe ao certo de que forma podemos utilizar todas essas inovações a serviço do cidadão, garantindo o acesso universal ao conhecimento, e à produção de conteúdo. Como organizar todo o caminho que vai da produção de conteúdo, passando pela forma como ele será distribuído e recebido é outro tema sobre o qual os participantes da I Conferência Nacional de Comunicação.

Portanto, a I Conferência Nacional de Comunicação é um momento em que toda a sociedade se reúne para definir as diretrizes e ações que o poder público (prefeitos, vereadores, deputados estaduais, deputados federais, ministros, presidente, juízes, promotores, etc) deve ter como prioridade no setor de Comunicação. É um momento muito especial de participação popular na definição das políticas públicas. Por isso é fundamental se inteirar e participar de todas as atividades relacionadas à Conferência na sua cidade. Procure a Comissão Estadual de onde você mora e participe!
Posted on 09:31 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , | 0 Comments »

Eixos temáticos e metodologia, Resolução 1, de 10 de setembro de 2009

GABINETE DO MINISTRO
RESOLUÇÃO No- 1, DE 10 DE SETEMBRO DE 2009
A COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO -
CONFECOM, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria nº 185, de
20 de abril de 2009, resolve:
Art. 1º Os eixos temáticos e a metodologia para encaminhamento e aprovação das propostas da 1a Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM serão regidas por esta Resolução.
Art. 2º A 1ª CONFECOM tem como tema central “Comunicação: meios para
construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Art. 3º Constituem eixos temáticos orientadores vinculados ao tema central da 1a CONFECOM:
I - Produção de Conteúdo;
II - Meios de Distribuição; e
III - Cidadania: Direitos e Deveres.
§ 1º São temas indicativos relacionados ao eixo temático Produção de Conteúdo: conteúdo nacional; produção independente; produção regional; garantia de distribuição; incentivos; tributação; financiamento; fiscalização; propriedade das entidades produtoras de conteúdo;
propriedade intelectual; órgãos reguladores; competição; aspectos federativos; marco legal e regulatório.
§ 2º São temas indicativos relacionados ao eixo temático Meios de Distribuição: televisão aberta; rádio; rádios e TVs comunitárias; internet; telecomunicações; bandalarga; TV por assinatura; cinema; mídia impressa; mercado editorial; sistemas público, privado e estatal; multiprogramação; tributação; financiamento; responsabilidade editorial; sistema de outorgas; fiscalização; propriedade das entidades distribuidoras de conteúdo; órgãos reguladores; aspectos federativos; infraestrutura; administração do espectro; publicidade; competição; normas e padrões; marco legal e regulatório.
§ 3º São temas indicativos relacionados ao eixo Cidadania: Direitos e Deveres: democratização da comunicação; participação social na comunicação; liberdade de expressão; soberania nacional; inclusão social; desenvolvimento sustentável; classificação indicativa; fiscalização; órgãos reguladores; aspectos federativos; educação para a mídia; direito à comunicação; acesso à cultura eà educação; respeito e promoção da diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, de gênero, orientação sexual; proteção a segmentos vulneráveis, como crianças e adolescentes; marco legal e regulatório.
Art. 4º É recomendado às autoridades que convocarem conferências em nível estadual ou municipal, assim como às correspondentes comissões organizadoras, o encaminhamento, à Comissão Organizadora da 1a CONFECOM, dos documentos relativos a essas convocações e dos
respectivos calendários.
Art. 5º Nas etapas preparatórias, as comissões organizadoras podem levar emconsideração as questões locais de cada município/região e devemobservar os eixos temáticos definidos nesta Resolução.
Art. 6º Os relatórios aprovados nas etapas preparatórias deverão ser encaminhados às comissões organizadoras das Conferências Estaduais e Distrital em até cinco dias após a sua realização.
§1º Os relatórios das etapas preparatórias serãosubsídios para as discussões nas Conferências Estaduais e Distrital.
§ 2º Os relatórios das Conferências Estaduais e Distrital devem apresentar, no máximo, dez propostas relativas a cada eixo temático, que podem incluir princípios, diretrizes e recomendações.
§ 3º Os relatórios das etapas preparatórias realizadas antes da instalaçãodas comissões organizadoras estaduais e distrital poderão ser encaminhados em até cinco dias após a instalação dessas comissões.
Art. 7º Os relatórios aprovados nas Conferências Estaduais e Distrital deverão ser encaminhados à Comissão Organizadora em até cinco dias após a realização dessas para a elaboração do caderno de propostas,
Art. 8º Na sistematização dos relatórios recebidos e na elaboração do caderno de propostas, a Comissão Organizadora observará os seguintes procedimentos:
I - as propostas aprovadas nas Conferências Estaduais e Distrital que não apresentarem nenhuma divergência entre si serão incorporadas ao eixo temático correspondente no caderno de propostas;
II - as propostas aprovadas nas Conferências Estaduais e Distrital que apresentarem divergências entre si serão destacadas no caderno de propostas, em capítulo separado; e III - as propostas que não tenham relação com o tema da conferência e dos eixos temáticos constarão em capítulo especial no caderno de propostas e não serão apreciadas na plenária na etapa nacional.
Art. 9º As discussões durante a etapa nacional da 1a CONFECOM devem orientar-se pelo caderno de propostas.
Parágrafo único. O caderno de propostas será disponibilizado na internet e distribuído aos Delegados da Conferência.
Art. 10 As propostas constantes do caderno de propostas serão votadas no seu conjunto por tema, salvo solicitação de destaque que, neste caso, será votado em separado.
Art. 11 As propostas constantes do caderno de propostas que não tiverem qualquer posicionamento contrário da Plenária serão automaticamente consideradas aprovadas.
Art. 12 Havendo posicionamento contrário na Plenária a qualquer proposta, a mesa dirigente dos trabalhos deve garantir defesas favorável e contrária, antes do processo de votação.
Parágrafoúnico. Nãohavendo quem a defenda, a proposta estará automaticamente prejudicada.
Art. 13 As propostas aprovadas na Plenária da etapa nacional da 1a CONFECOM serão incorporadas ao relatório final na forma de resolução.
Parágrafo único. As propostas não aprovadas serão incorporadas em anexo próprio.
Art. 14. A intervenção de um Delegado deverá respeitar o tempo máximo de três minutos, com um minuto para conclusão.
§1oA mesa dirigente dos trabalhos poderá, ouvida a Plenária, conceder tempo diverso do estabelecido no caput.
§ 2o As declarações de voto deverão ser encaminhadas, por escrito, à mesa dos trabalhos para posterior registro no relatório final da Conferência.
Art. 15. As questões de ordem levantadas por um Delegado deverão versar sobre a pauta em debate e serão resolvidas pela mesa dirigente dos trabalhos ou remetidas para apreciação e posição da Comissão Organizadora, sem prejuízo do andamento dos trabalhos da Conferência.
Parágrafo único. Não serão aceitas questões de ordem durante o processo de votação.
Art. 16. As deliberações durante as etapas eletivas e nacional da 1a CONFECOM observarão os mesmos critérios de votação da Comissão Organizadora, previstos nos § 1o, § 2o e § 3o do art. 11 do Regimento Interno da 1a CONFECOM, aprovado pela Portaria no 667, de 2 de setembro de 2009.
Art. 17. Esta Resolução entra em vigor na datade sua publicação.
MARCELO BECHARA DE S. HOBAIKA
Presidente da Comissão
Fonte: DOU - http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=44&data=14/09/2009
Posted on 09:30 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , | 0 Comments »

A conferência


De acordo com o Decreto Presidencial publicado no dia 16 de abril de 2009, a I Conferência Nacional de Comunicação terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e será realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2009.
Ela será presidida pelo Ministério das Comunicações e contará com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social. Na Portaria 185, de 20 de abril de 2009, foram instituídos os órgãos do poder público e as instituições da sociedade civil que compõem a Comissão Organizadora, responsável por regular todos os aspectos da Conferência.
Ela é composta por oito representantes do Executivo Federal, dezesseis representantes da sociedade civil, divididos entre entidades do movimento social (7) , organizações do setor privado-comercial (8) e mídia pública (1). Os trabalhos serão encaminhados por meio de três comissões internas: 1) Comissão de Logística; 2) Comissão de Metodologia e Sistematização; e 3) Comissão de Divulgação.
No dia 26 de maio de 2009 foi publicada a Portaria 315, que relaciona os nomes dos representantes de todas as entidades e órgãos do poder público que fazem parte da Comissão Organizadora. No dia 29 de maio, foi feita uma retificação por meio da Portaria 337, alterando a nomeação do Ministério da Justiça e indicando a deputada Luiza Erundina como titular da Câmara dos Deputados, junto com o deputado Paulo Bonhausen.
Posted on 09:28 by Gilson Pôrto Jr. and filed under , , | 0 Comments »